top of page

SPDA – SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS NBR 5419:2015

Você está de acordo com a nova NBR 5419:2015?

Suas instalações estão protegidas?

Seus laudos estão válidos?

 

Objetivo: O objetivo do Laudo de Inspeção do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas – SPDA é verificar se o sistema instalado atende a legislação vigente e está de acordo com os quesitos solicitados no item 7 da terceira parte da norma ANBT NBR 5419:2015 – Proteção contra Descargas Atmosféricas.

REFERÊNCIA NORMATIVAS

  • ABNT NBR 5419-1:2015 - Proteção contra descargas atmosféricas Parte 1: Princípios gerais;

  • ABNT NBR 5419-2:2015 - Proteção contra descargas atmosféricas Parte 2: Gerenciamento de risco;

  • ABNT NBR 5419-3:2015 - Proteção contra descargas atmosféricas Parte 3: Danos físicos a estruturas e perigos à vida;

  • ABNT NBR 5419-4:2015 - Proteção contra descargas atmosféricas Parte 4: Sistemas elétricos e eletrônicos internos na estrutura;

  • ABNT NBR 7117:2012 - Medição da resistividade e determinação da estratificação do solo;

  • ABNT NBR 15749:2009 - Medição de resistência de aterramento e de potenciais na superfície do solo em sistemas de aterramento;

  • IIEC 61024-1:1990 - Protection of structures against lightning;

  • IIEC 61024-1-1:1991 – Guide A - Selection of protection levels for lightning protection systems;

  • IIEC 61024-1-2:1998 – Guide B - Design, installation, maintenance and inspection of lightning protection systems.

 

Geral: A eficácia de qualquer SPDA depende da sua instalação, manutenção e métodos de ensaio utilizados. Inspeções, ensaios e manutenção não podem ser realizados durante a ameaça de tempestades.

Aplicação das inspeções: O objetivo das inspeções é assegurar que: 

 1- O SPDA esta de acordo com projeto baseado nesta Norma;

 2 - Todos os componentes do SPDA estão em boas condições e são capazes de cumprir suas funções; que não apresentem corrosão, e atendam às suas respectivas Normas;

 3 - Qualquer nova construção ou reforma que altere as condições iniciais previstas em projeto além de novas tubulações metálicas, linhas de energia e sinal que adentrem a estrutura estão incorporadas ao SPDA externo e interno.

 

Principais mudanças entre a antiga norma NBR-5419 / 2005 e a atual NBR-5419 / 2015

  1. A primeira grande diferença entre as duas normas está na quantidade de páginas. A norma anterior possuía 42 páginas, e a norma atual possui aproximadamente 380 páginas.

  2. A Análise de Necessidade de Proteção (antigo anexo B da norma de 2005), agora corresponde a PARTE 2 e passou a se chamar ANÁLISE DE RISCO. Além dos fatores de ponderação existentes anteriormente, novos fatores de risco para a edificação que até então não eram analisados passaram a ser observados. É nesta parte da norma que agora são definidos o Nível de Proteção e quais Medidas Complementares deverão ser tomadas para garantir uma proteção eficiente para a edificação, pessoas e instalações.

  3. O gráfico de Comprimento mínimo de eletrodo enterrado versus Resistividade do solo, agora foi estendido também para nível 2 de proteção, já que antes só havia relação direta entre ambos no nível 1.

  4. A tabela de condutores de captação, descidas e aterramento foi aprimorada com novos materiais (aço cobreado, alumínio cobreado), e algumas dimensões mínimas e tolerâncias foram estabelecidas.

  5. Os Testes de Continuidade das estruturas de concreto armado foram normalizados em duas etapas com melhor detalhamento dos seus procedimentos.

  6. A medição da resistência ôhmica do aterramento do SPDA, bem como o anterior valor sugerido de 10 ohms foram retirados da norma.

  7. O arranjo A (aterramento pontual) foi retirado da norma, permanecendo apenas o arranjo B (em anel) circundando a edificação e interligando todas as descidas. Este anel deve estar, no mínimo, 80% em contato com o solo.

CREDENCIAMENTO DE UM DOS NOSSOS ENGENHEIROS 

Nossa equipe é composta por profissionais habilitados e Credenciados CREA-AM, e na ABEE (Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas), e no CORPO DE BOMBEIROS DO AMAZONAS ( CBMAM), desta forma, todos os serviços de renovação de AVCB são realizados e aceitos pelo Corpo de Bombeiros. 

credenciamento Crea AM.JPG

Credenciamento no CREA-AM

credenciamento automus engenharia bombei

Credenciamento no CBMAM

Realize seu Orçamento sem Compromisso:

E-mail: comercial@automusengenharia.com.br

(92) 98430-3037 / (92) 99372-3630

atendimento-whatsapp.png

Ou se desejar, entre em contato pelo Whatsapp, apenas clicando no botão abaixo:

bottom of page